História da Umbanda no Brasil – Vol. 4

Título: História da Umbanda no Brasil - Vol. 4
Autor: Diamantino Fernandes Trindade
Coautor: Sem coautor
Formato: 14x21cm
Páginas: 280
Categoria:
Capa: 4 cores (Laminação fosca)
Acabamento: Cola PUR
ISBN: 9788576183730
Edição:
Lançamento: Dezembro de 2016
Preço: R$ 50,00


Quero comprar este livro.

Sinopse: Este livro é mais um volume da série História da Umbanda no Brasil, coleção organizada pelo pesquisador-historiador Diamantino Fernandes Trindade destinada ao resgate da memória histórica da Umbanda, religião genuinamente brasileira cercada por muitos mistérios e registros esparsos. Segundo o autor, para entender a Umbanda é preciso conhecer seus aspectos fenomênicos, magísticos, mediúnicos, ritualísticos, doutrinários e filosóficos. Sua divulgação contribui, portanto, para desmistificar aspectos polêmicos. Os textos apresentados aqui são destinados tanto a médiuns e sacerdotes desta seara, como a frequentadores dos templos e leitores iniciantes, oferecendo-lhes substancioso suporte para reflexão e entendimento de muitos temas ainda não elucidados em literaturas já publicadas.
Este quarto livro traz à luz textos até então desconhecidos de importantes umbandistas, como Lilia Ribeiro, Mário Thomar, Jayme Madruga, João Severino Ramos, Celso Rosa, Cavalcanti Bandeira, além de uma entrevista com Pedro Miranda, da Tenda Espírita de Umbanda São Jorge, que aborda a possibilidade de uma gira de Umbanda sem Exu. O compromisso atual da Umbanda com a preservação do meio ambiente é relatado pelo professor Giovani Martins, que, preocupado com o descarte incorreto de resíduos de velas e ervas em rios e cachoeiras, provenientes de oferendas e trabalhos, escreveu o texto “Umbanda e meio ambiente”, com importantes orientações resultantes de várias pesquisas realizadas.
Diamantino Trindade resgata também a rara revista Kósmica onde escreviam, entre outros, Decelso, Jair Matos Tostes, Sebastião Rodrigues Alves, João de Freitas. Para ele, ao registrar a memória de diversos pioneiros, de entidades espirituais, de médiuns, escritores, tendas, terreiros e outras instituições que estruturam o Movimento Umbandista, pode-se afirmar que a Umbanda terá finalmente sua história registrada para a posteridade.


Conheça mais sobre esta obra clicando aqui.

Compartilhe:

  

Você também poderá gostar de:

         


Era uma vez um espírita

Paz e Amor, Bicho!