Carl Gustav Jung e os Fenômenos Psíquicos

Título: Carl Gustav Jung e os Fenômenos Psíquicos
Autor: Carlos Antonio Fragoso Guimarães
Coautor: Sem coautor
Formato: 14x21cm
Páginas: 278
Categoria:
Capa: 4 cores (Laminação fosca)
Acabamento: Cola PUR
ISBN: 9786557270790
Edição:
Lançamento: Setembro de 2021
Preço:


Quero comprar este livro.

Sinopse: Carl Gustav Jung tem um lugar proeminente, figurando ao lado de Freud, nas origens da psicoterapia psicanalítica. O que a maioria ignora são suas relações profundas e diversificadas com o mundo dos fenômenos psíquicos, ditos paranormais, que compareceram em profusão ao longo de toda sua vida, com raízes em sua família, e perpassam suas vivências, pesquisas e reflexões.
Esta obra, de feição biográfica, é um detalhado registro de todas as ligações de Jung, ao longo da vida, com o universo dos fenômenos psi – cuja existência sempre o atraiu e foi um dos dois motivos capitais de sua divergência e afinal distanciamento de Freud, que se negava a admitir sequer a pesquisa deles.
Entre os temas abordados, as ocorrências de fenômenos psíquicos na família Jung, suas experiências com os fenômenos paranormais, sozinho ou com outros psiquiatras, suas relações com os pesquisadores da parapsicologia, como o dr. Joseph B. Rhine, da Universidade de Duke, o dr. Willian James, considerado o pai da psicologia moderna, e os diversificados fenômenos que pontuaram a trajetória de Jung, merecendo-lhe profundas reflexões, orientando a direção de suas pesquisas e comparecendo de variadas formas em sua obra e na construção de suas teorias sobre o mundo da psique humana.
Nenhuma análise da obra e postulados de Jung será completa sem esta visão do universo dos fenômenos psi, que figuram nas raízes de sua visão de mundo, da qual a presente obra faz uma abordagem ampla, detalhada e fascinante, lastreada em sólida documentação.


Conheça mais sobre esta obra clicando aqui.


O Espiritualismo Ocidental – Vol. 1

Título: O Espiritualismo Ocidental - Vol. 1
Autor: Carlos Antonio Fragoso Guimarães
Coautor: Sem coautor
Formato: 14x21cm
Páginas: 522
Categoria:
Capa: 4 cores (Laminação fosca)
Acabamento: Cola PUR
ISBN: 9786557270523
Edição:
Lançamento: Julho de 2020
Preço:


Quero comprar este livro.

Sinopse: Esta obra, a primeira de uma série de três, constitui-se num estudo acessível, porém profundo, da evolução das ideias espiritualistas no Ocidente, desde os tempos homéricos ao século IV da Era Cristã. Mais que um levantamento cronológico voltado para a história da Filosofia, ela vai além e apresenta uma discussão das ideias de Alma, Psique, Reencarnação, Paligênese, a função psicológica da Mitologia e outros temas em diálogo com pesquisas científicas atuais, como as do Centro de Estudo da Consciência da Universidade de Virgínia, EUA, ou das discussões sobre o que se sabe atualmente a respeito do “Jesus histórico”, discutindo as diversas escolas históricas, inclusive atuais, voltadas ao estudo de tais temas. O texto é enriquecido com a apresentação das recentes descobertas arqueológicas que lançam novas luzes sobre temas como a formação do cristianismo, por exemplo. Do mesmo modo, as implicações filosóficas e sociais das ideias espiritualistas são confrontadas com o que hoje sabemos sobre a psicologia humana e as manifestações culturais de diferentes sociedades pelo mundo.
Pensadores do porte de Heráclito, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Antístenes, Diógenes, Jesus de Nazaré, Fílon de Alexandria, Orígenes de Alexandria, Plotino, Apolônio de Tiana, Plutarco, Hipácia de Alexandria, e outros, são introduzidos para o leitor, especialmente os que não tiveram chance de ter contato com a Filosofia, de forma a que se entenda a pessoa do pensador em foco dentro do seu contexto histórico. Também são apresentadas e discutidas as ideias destes luminares no que toca à espiritualidade, ao mundo espiritual, ao fato de existirmos e à ética do viver, sempre que possível comparando as ideias originais com o que vivemos hoje neste conturbado mundo moderno.
Em um período em que vivemos um obscurecimento de certa forma planejado por parte de alguns, que desejam o solapamento do pensamento sensível, holístico e integral mais amplo, voltado ao conjunto e às questões fundamentais referentes ao porquê da vida, a presente obra constitui um estímulo e um convite à reflexão, ao questionamento do valores mecanicistas, egoístas e antissociais que perpassam nossa sociedade, e um raio de esperança para o reencontro com a Alma...


Conheça mais sobre esta obra clicando aqui.


Poltergeist

Título: Poltergeist
Autor: Carlos Antonio Fragoso Guimarães
Coautor: Carlos Alberto Tinoco
Formato: 14x21cm
Páginas: 344
Categoria:
Capa: 4 cores (Laminação fosca)
Acabamento: Cola PUR
ISBN: 9788576182849
Edição:
Lançamento: Junho de 2013
Preço:


Quero comprar este livro.

Sinopse: Toda a Ciência, ou ainda, todo o saber elaborado pelo ser humano tem sido até hoje uma busca da compreensão de relações entre fatos. Toda explicação ou teoria sobre fatos sempre reflete um paradigma, uma maneira de interpretar o mundo ou um modelo de realidade que se faz dominante no pensamento humano, em determinada época. Por isso, teorias e explicações sempre podem ser modificadas, aperfeiçoadas, completamente reformuladas ou inteiramente descartadas, dando lugar a novas explicações para os fenômenos naturais, sociais e psicológicos. A interpretação considerada absurda hoje pode vir a ser de uso corrente amanhã. Isso porque, à medida que ampliamos nossos conhecimentos e nossa maneira de olhar a realidade, muda também nossa compreensão e entendimento a respeito dessa realidade.
Fenômenos ou fatos ainda desconsiderados por cientistas embebidos no atual paradigma mecanicista são, contudo, objeto de atenção de uma parte importante da comunidade científica que busca, ao coletar fatos, estabelecer elementos de semelhança e atuação, bem como uma maneira de interpretar tais fenômenos, ainda que essas interpretações ponham em cheque o alcance e poder de predição do paradigma dominante. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o estudo do universo atômico e da luz, e dos grandes corpos celestes, no início do século XX, e é o que acontece ainda com a estranha fenomenologia denominada Poltergeist.
Um poltergeist se caracteriza por apresentar perturbações físicas, aparentemente espontâneas, ocorridas em um ambiente. Envolve ações como: deslocamento de mobília, sem uma causa visível, transporte de objetos que atravessam compartimentos fechados, aparecimento de água ou outros líquidos no piso ou móveis, sem um motivo para tal, ou, ainda mais grave, surgimento de focos de incêndio. Tudo isso parecendo ocorrer de forma intencional e inteligente, causando uma série de consequências desagradáveis às pessoas que testemunham ou são vítimas dessas ocorrências.
O estudo criterioso e comparativo dessa fenomenologia, e a discussão das controvertidas explicações dadas a ela por cientistas atrelados filosoficamente a diferentes escolas, desde a materialista às mais idealistas e espiritualistas, é o principal foco desta obra que foi criteriosamente preparada por dois professores e pesquisadores universitários. Interpretar o estranho, mas fascinante, mundo dos poltergeists e o que se pode concluir sobre ele é permitir ao leitor ávido por conhecimento o acesso a um raro e perturbador fenômeno que pode mudar sua própria realidade.


Conheça mais sobre esta obra clicando aqui.


Estados Diferenciados de Consciência e Mediunidade

Título: Estados Diferenciados de Consciência e Mediunidade
Autor: Carlos Antonio Fragoso Guimarães
Coautor: Carlos Alberto Tinoco
Formato: 14x21cm
Páginas: 344
Categoria:
Capa: 4 cores (Laminação fosca)
Acabamento: Cola PUR
ISBN: 9788576181989
Edição:
Lançamento: Março de 2010
Preço:


Quero comprar este livro.

Sinopse: A mediunidade ainda é encarada por muitos como uma fantasia, algo que não se encaixa na visão de mundo real, tal como o fato de que possamos ouvir pessoas do outro lado do mundo, por meio de um celular, era uma louca impossibilidade para o cientista do século dezoito. Mas, e quando o impossível acontece? E quando certas pessoas revelam um conhecimento muito além daquilo que poderiam saber? Que significado isto encerra para os homens? A questão da mediunidade, suas características e formas de manifestação, vistas sob o ponto de vista da pesquisa científica, são a abordagem principal desta obra que, enfocando a capacidade de expressão artística surgida subitamente em estados de transe, discute amplamente as teorias psicológicas, psiquiátricas e espiritualistas sobre as possíveis causas, implicações e alcances do comportamento mediúnico. Segundo o parapsicólogo norte-americano Scott Rogo, “são raros os casos de pessoas que adquirem repentinamente habilidades pouco comuns, depois de terem entrado em contato com os mortos. Poucos casos semelhantes aparecem na literatura sobre o assunto, mas alguns deles são extremamente impressionantes. Ocorre que os pesquisadores de hoje em dia raramente têm disposição para examinar cuidadosamente tais ocorrências”.
Contudo, essa disposição não faltou aos pesquisadores Carlos Alberto Tinoco e Carlos Antonio Fragoso Guimarães, autores desta obra, os quais, ao lado da descrição de fenômenos estudados por eles, não se furtaram ao debate sobre o tema com segmentos e pesquisadores de posicionamentos contrários, tanto a favor como contra a realidade dos fenômenos mediúnicos.
Estados Diferenciados de Consciência e Mediunidade é livro que traz à luz do saber instigantes informações téoricas e práticas a respeito dos ditos “fatos que não se encaixam e não se explicam”, e que devem estar ao alcance de todos a fim de que se possa enriquecer a prática mediúnica e esclarecer principalmente a estrutura intelectual dominante, a que mais rejeita esses eventos.


Conheça mais sobre esta obra clicando aqui.